Pular para o conteúdo principal

Entendendo a TPM: Mais que Um Desconforto Mensal, Um Desafio Diário

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma condição que afeta uma significativa parcela de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. Não se trata apenas de uma série de sintomas físicos e emocionais que precedem a menstruação, mas também de um impacto real e muitas vezes debilitante nas atividades diárias, nas relações interpessoais e produtividade no trabalho. O Impacto da TPM no Dia a Dia das Mulheres: A TPM pode se manifestar de várias formas, com sintomas que vão desde dores e cólicas a mudanças de humor e ansiedade. Algumas mulheres relatam sentir-se como se perdessem o controle sobre seus corpos e emoções durante este período, o que pode levar a conflitos no trabalho e em casa, redução da qualidade do trabalho, faltas ao trabalho ou escola e uma sensação geral de incapacidade. Estudos indicam que aproximadamente 80% das mulheres experimentam algum grau de sintomas da TPM, mas cerca de 5 a 8% enfrentam uma forma mais grave conhecida como Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), que

Seguidores

Metodologia 5 S para o Sucesso

 




Você já ouviu falar na metodologia 5S para o sucesso?

Este método foi desenvolvido no Japão na década de 50, no pós guerra.

Depois da segunda guerra mundial, o Japão era uma terra arrasada e tinha a difícil  missão de se reerguer economicamente. Esse crescimento foi muito impressionante, porque em apenas 40 anos, o Japão saiu da destruição total para uma das maiores potências mundiais, e a isso foi denominado de “milagre econômico japonês”,  graças ao Método 5S implantado pelas empresas.

Este método também pode ser aplicado à você, que quer ser feliz e ter mais sucesso pessoal ou profissional  na sua vida.

O 5s, vem de cinco palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina). E tudo isso pode ser aplicado na sua vida pessoal. No português podemos dizer os 5 sensos.

Vamos ver o que significa cada uma delas?

O primeiro S é de Seiri que quer dizer senso de utilização.

É o uso consciente e eficiente dos recursos onde o objetivo é manter o ambiente de trabalho sempre em ordem, onde: se você sempre utiliza, deixar bem perto de você; se você utiliza uma vez por dia, deixar próximo de você; se você usa de vez em quando, pode arquivar em algum espaço, tipo almoxarifado e se você nunca usa, é melhor descartar.

Muitas vezes, em nossa casa, ou mesmo dentro de você, você fica guardando coisas que nunca lhe será útil. Então é melhor descartar...assim como as mágoas do passado, para que ficar guardando isso. Joga fora, descarta no lixo, tire de seu pensamento, substitua pensamentos ruins por pensamentos bons, como eu disse no primeiro vídeo, substitua pensamentos negativos em positivos e até dei uma sugestão do que você deve fazer diariamente.

Se você não assistiu a este vídeo, então vai lá que tem uma boa dica. E aproveita inscreva-se no meu canal, dá um like para que este vídeo possa ser distribuído para outras pessoas que assim como você está precisando fazer uma limpeza em sua mente.

 

O segundo S é Seiton , Senso de organização...

Assim como em uma empresa, tudo deve ser organizado, cada coisa em seu lugar para que você, quando precisar, possa encontrar com facilidade. Assim é a nossa mente. Ela deve estar em ordem, você sabendo exatamente o que fazer, em todos os momentos de sua vida. Uma mente desorganizada, toda bagunçada, a sua vida interior também vai estar desorganizada e você não saberá o que fazer primeiro. Por isso é importante que você tenha uma mente sempre limpa, sem os pensamentos negativos que irão te  atrapalhar na hora de você precisar que a sua mente esteja organizada.

 

O terceiro S é Seiso – Senso de Limpeza

As empresas utilizam esse S para retirar o excesso de materiais sem utilidade e de fazer uma limpeza em seu ambiente de trabalho. Assim como nas empresas, nós também devemos fazer a nossa limpeza mental. Aproveitar o final de ano que vem por aí, e descartar todos os lixos mentais  e colocar coisas novas em nossas mentes, para que você possa estar entusiasmado no início do ano e começar com tudo na realização dos seus objetivos.

 

O quarto S é  Seiketsu  – Senso de Higiene

Nas empresas, após adotarem os 3 sensos anteriores, esta etapa é importante para manter sempre limpo os ambientes de trabalho. Assim também é a nossa mente. Após você colocar em ordem a sua mente, ter jogado fora aquilo que você não utiliza, eliminando mágoas e ressentimentos, o momento é de manter a sua mente sempre em ordem, não colocando mais minhocas em sua cabeça e seguir em frente. Assim você sempre irá ter equilíbrio físico, mental e emocional em ordem.

 

E o quinto S é Shitsuke – o senso de disciplina.

Onde você deve se comprometer a cumprir a todos os outros S anteriores. E ter em mente a melhoria continua de aprendizado e de consciência. Quando você faz aquilo que deve ser feito, tenha certeza de que você terá uma vida muito mais equilibrada, muito mais saudável, vai ser mais valorizada, vai melhorar os seus relacionamentos pessoais e profissionais, enfim todos os fatores importantes para que você encontre o seu Ikigai e pronta para ir  em busca de sua felicidade e de seu sucesso pessoal e profissional.

 

Você gostou deste vídeo, deixe o seu comentário e de outros que eu postei sobre os 5 pilares para você ser feliz no trabalho, eu te convido para se inscrever no link abaixo para o meu webnário Gratuito Os 5 pilares de ouro para você ser mais feliz no trabalho com os ensinamentos da sabedoria oriental. Que será no dia 30 de novembro as 20:00h.

Inscrição para o Webnário

E ganhe um lindo e-book que fala sobre "Como transformar a sua vida com as  lições milenares da sabedoria do oriente"

Um grande abraço, muita luz e muita paz.

 

 Fontes referenciais:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/como-o-metodo-5s-garante-o-sucesso-da-sua-empresa

http://www.esalq.usp.br/qualidade/cinco_s

https://blog-empresas.ifood.com.br/metodologia-5s

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descobrindo Equilíbrio e Propósito: Superando Ansiedade e Descontentamento no trabalho

A trajetória de uma mulher é marcada por desafios e realizações, mas nem sempre é isenta de obstáculos emocionais.  A ansiedade e o descontentamento frequentemente se entrelaçam nessa jornada, impactando não apenas a vida pessoal, mas também influenciando as decisões e ações profissionais.  Neste artigo, mergulharemos fundo nos efeitos da ansiedade e do descontentamento em mulheres empreendedoras e como o Grupo Ikigai pode ser o guia para transformar esses obstáculos em oportunidades de equilíbrio e propósito. Navegando pelas Ondas de Ansiedade e Descontentamento: A ansiedade, uma companheira constante na vida da empreendedora, pode se manifestar de diversas formas.  As pressões de equilibrar a vida profissional e pessoal,  tomar decisões cruciais e  enfrentar incertezas financeiras podem criar um ciclo de preocupações constantes.  Paralelamente, o descontentamento surge quando os objetivos não são atingidos conforme o planejado, deixando uma sensação de estagnação e insatisfação. Os E

Ansiedade Após os 40 anos: Como Lidar com os Desafios e Pressões da Meia-Idade

A chegada dos 40 anos pode trazer uma série de reflexões e mudanças na vida de uma pessoa. É uma fase marcada por transições importantes, tanto físicas como emocionais. Nesse estágio, muitas pessoas se deparam com novos desafios e pressão, que podem levar ao estresse ou agravamento da ansiedade.  Neste artigo, vamos explorar como a ansiedade se manifesta após os 40 anos e quais são as melhores estratégias para lidar com esse período de forma saudável e equilibrada. Os Desafios da Meia-Idade A meia-idade é uma fase de mudanças. Muitas pessoas passam por transformações em suas carreiras, relações familiares e no próprio corpo.  As expectativas sociais também podem pesar, já que a sociedade costuma importar padrões de sucesso e representação nessa etapa da vida.  Tudo isso pode levar a um sentimento de sobrecarga e ansiedade, especialmente quando as expectativas não estão definidas com a realidade. Pressões Sociais e Ansiedade Após os 40 anos, é comum sentir-se pressionado a  alcançar det

Como a Pressão Social e as Expectativas Afetam a Saúde Mental dos Homens

  No segundo artigo da nossa série sobre ansiedade, vamos abordar um tema importante e sensível: a relação entre ansiedade e o público masculino.   É essencial entender como a pressão social e as expectativas podem impactar a saúde mental dos homens e buscar soluções para ajudar a enfrentar esse desafio. A Máscara da Força: A pressão para não demonstrar fraqueza Desde muito cedo, os homens são ensinados a serem fortes, resilientes e capazes de lidar com qualquer desafio que a vida apresente.  Essas expectativas podem criar uma pressão emocional e psicológica enorme, levando muitos homens a esconderem suas emoções e não buscarem ajuda quando estão enfrentando problemas de saúde mental, como a ansiedade. A pressão para parecer sempre forte e inabalável pode criar uma máscara, por trás da qual a ansiedade e outras questões emocionais estão escondidas. No entanto, é importante entender que a vulnerabilidade e a busca por ajuda não são sinais de fraqueza, mas sim de coragem e sabedoria. A A