Como resolver os atritos no trabalho de forma inteligente


Não importa o tamanho da empresa que você trabalha. Em todas as empresas, de todos os ramos, sempre são observados atritos em ambiente de trabalho. Podem ser observados atritos entre colegas, entre subordinados e superiores, entre superiores. Porém, estes podem ser saudáveis, para solucionar uma divergência de opiniões, ou mesmo pequenos conflitos provocados por divergência de valores e até mesmo de personalidades, afinal somos seres humanos e cada um nós crescemos em famílias diferentes, convivemos com pessoas com opiniões diversas e portanto podemos divergir em muitas situações.

Mas, há aqueles considerados atritos nocivos, em que os colaboradores podem  se agredir mutuamente, podendo chegar as vias de fato, ou seja, não ficar apenas na agressão verbal, mas em agressão física.

Uma vez, há muito tempo atrás, eu estava em um supermercado na seção de carnes e presenciei um colaborador ameaçando um outro colega do setor com uma faca. Não sei qual foi a razão para isso, mas quando se chega a essa situação, tenho certeza que esse é um tipo de atrito que há necessidade de muito diálogo e tentar entender o que motivou tal fato. Mas, a verdade é que ambos estavam em situação de descontrole emocional tamanha, que não conseguiram enxergar a gravidade do ato.

No final, não sei como a empresa solucionou, mas neste caso, não sei se os  colaboradores foram transferidos  de setor, ou se ocorreu o desligamento, pois após algum tempo quando retornei ao local, outros colaboradores estavam trabalhando no setor.

E você, já se deparou com uma situação como essa ou semelhante a isso?

Você  como um colega desses colaboradores, ou se você fosse o gestor desta empresa, como solucionaria este tipo de atrito?

Qual medida você acha que deveria ser tomada?

Eu particularmente, acho que o caminho do diálogo seria mais inteligente. Saber os motivos que levaram a tomar tal atitude.

E tentar a reaproximação destes colaboradores, com pedidos de desculpas. Pois, como seres humanos que somos, temos que admitir que temos defeitos e falhas podem ocorrer em qualquer momento da nossa vida. Pois não sabemos de eles estão passando por problemas particulares, por questões familiares, por questões financeiras.

Temos que aprender a perdoar, isso não significa passar a mão na cabeça e simplesmente esquecer, alguma punição tem que acontecer, pois ambos estiveram errados.

Se você também tem atrito com um colega de trabalho, seria interessante pontuar  qual a razão para este atrito  e tentar solucionar o mais rápido possível. Dialogar e pedir perdão, se for o caso, mas antes é preciso analisar também, sobre você.

Você em algum momento já fez uma reflexão sobre sua vida, o seu momento atual, você já se perguntou o quanto você se conhece?

O autoconhecimento é muito importante para você ter mais equilíbrio emocional, ter mais “paz de espírito”, ter mais calma, mais tranquilidade e segurança para resolver os conflitos com seu colega de trabalho.

Se você quer saber como resolver os atritos no trabalho de uma forma inteligente, inscreva-se na nossa Jornada “Como resolver conflitos na empresa de forma inteligente com os ensinamentos da sabedoria oriental” que será realizado entre os dias 23  a 27 de janeiro de 2023, sempre às 20:00 horas.

 Para se inscrever para a Jornada   e viver a vida com mais sabedoria e felicidade. Clique aqui

 




Comentários